Fórum Netxplica
  • NETXPLICA
  • LOJA
  • FÓRUM
  • ESCOLA
  • E-LEARNING
  • Explicações
  • Reapreciações
    • Fórum Netxplica
    • Público

      •      
             
    • Utilizadores Registados

      •      
             
    • Utilizadores Especiais

      •      
             
  • Utilizadores
    Entrar / Login
    Registar
    Dificuldades Login/Registo
  • Artigos Ciências 7/8/9
  • Artigos Biologia 10/11/12
  • Artigos Geologia 10/11/12
  • Dúvidas BIOGEO 10/11
  • Dúvidas BIOGEO 10
  • Dúvidas BIOGEO 11

Tuberculose: Portugal continua acima da média europeia


12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

Tuberculose: Portugal continua acima da média europeia


Portugal registou em 2008 uma descida de 7% no número de casos de tuberculose, mas a taxa de incidência ainda continua acima da média da União Europeia (UE), segundo dados da Direcção-Geral da Saúde.
No ano passado, foram diagnosticados 2.916 casos, incluindo casos novos (2.686) e retratamentos, dos quais 2.519 eram portugueses e 397 imigrantes, revelou o coordenador do Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose em Portugal, Fonseca Antunes. Em 2007, tinham sido diagnosticados 3.158 casos desta doença.

Os homens continuam a ter uma frequência duas vezes superior à das mulheres. «Em cada três doentes, dois são homens», referiu Fonseca Antunes, que trabalha nesta área há duas décadas.

A propósito do Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala a 24 de Março, Fonseca Antunes adiantou que a diminuição do número de casos se insere numa tendência que, na última década, se salda em menos 7,2% ao ano. No entanto, adiantou, a taxa de incidência em Portugal ainda é ligeiramente maior à média da União Europeia, que se situa nos 17 casos por 100 mil/habitantes.

Fonseca Antunes explicou que esta discrepância se deve ao facto de Portugal ainda estar a sofrer a influência de uma situação «bastante desfavorável» que teve até finais da década de 60 e que se reflectiu - dado o nível endémico de então - nas gerações posteriores, porque esta doença pode ter «décadas de latência ».

No entanto, a luta contra a tuberculose tem dado resultados positivos em Portugal. Os estudos epidemiológicos revelam que o risco de ser infectado por tuberculose reduziu para metade nos últimos 13 anos.

A idade mediana dos doentes situa-se entre os 35 e os 44 anos, mas a tendência é para ser «aliviada nos mais novos», sublinhou o responsável.

A distribuição geográfica é bastante assimétrica: seis distritos do Continente (Vila Real, Viana do castelo, Porto, Lisboa, Setúbal e Algarve) são áreas de incidência intermédia (acima de 20 por 100 mil habitantes), enquanto 12 distritos e as duas regiões autónomas são de baixa incidência.

As populações de maior risco de desenvolver a doença ou de ser infectadas são as que contactaram com a tuberculose, pessoas infectadas com o VIH (que representam 14 por cento dos doentes com tuberculose), estrangeiros oriundos de países de alta prevalência desta doença, os toxicodependentes e os reclusos.

Em todos estes grupos também se registou uma diminuição do número de casos: cerca de um terço em cinco anos.

Os jovens até aos 15 anos representam 2,1 por cento dos casos registados no ano passado - 58, contra 73 em 2004.

Fonseca Antunes salientou que este é um «indicador sentinela muito fiável», na medida em que as crianças são, por um lado, «muito vulneráveis», e, por outro, não têm comportamentos de risco: «elas são testemunho do que se passa na população geral».

A taxa de mortalidade por tuberculose, que está muitas vezes associada a outras patologias, situa-se nos 1,4 por cem mil habitantes, tendo descido para metade na última década.

Segundo Fonseca Antunes, Portugal continua a superar as metas de resultado propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controlo da doença: a detecção de, pelo menos, 70 por cento dos casos contagiosos e a cura de 85 por cento desses casos.

Em Portugal, a detecção dos casos ronda os 90 por cento e o sucesso terapêutico ao fim de um ano os 87 por cento.

Apesar dos progressos, o responsável da luta contra a tuberculose frisou que os indicadores «não permitem abrandar as medidas de combate à doença, dado que o nível endémico é ainda considerável, particularmente nos grandes meios urbanos».


Diário Digital / Lusa
16.03.2009

Segunda Mar 16, 2009 12:36 / netxplica.com

Tuberculose: 30 novos casos de multiresistência por ano


A incidência de casos de tuberculose multiresistente tem-se mantido estável em Portugal, onde todos os anos surgem 30 novos casos desta doença, que representa uma ameaça crescente a nível mundial, segundo o coordenador da luta contra a tuberculose.
«Este fenómeno (TBRM) tem estado contido para níveis que variam entre 1,5 a dois por cento dos casos confirmados de tuberculose», disse em entrevista à Agência Lusa o coordenador do Programa Nacional da Luta Contra a Tuberculose, a propósito do Dia Mundial da doença, que se assinala a 24 de Março.

Estes casos estão concentrados maioritariamente na Área Metropolitana de Lisboa, revelou Fonseca Antunes, apontando como uma das razões para esta situação a concentração de imigrantes oriundos de países com alta prevalência de tuberculose, que têm um risco três vezes maior de ter multiresistência.

Esta doença tem como factores de risco o retratamento, contacto com a doença, actividade profissional em unidades de saúde, infecção por Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH), toxicodependência, reclusão e imigração de países com alta prevalência de tuberculose.

Como factores potenciais da doença, Fonseca Antunes aponta «a má qualidade da prescrição, relacionada com a qualificação dos serviços, má gestão dos circuitos de armazenamento, distribuição e dispersão de medicamentos, má qualidade de fabrico e má adesão dos doentes ao tratamento».

A gravidade da tuberculose multiresistente fez com que fosse considerada uma área prioritária em 2007 pelo Programa Nacional, tendo sido criados Centros de Referência para a doença e adoptadas várias medidas, como o aumento das capacidades de isolamento ambiental das instituições hospitalares através da rede de quartos de pressão negativa.

«A rede de quartos de isolamento adequado tem vindo a sofrer um incremento muito significativo», disse Fonseca Antunes, considerando que a «capacidade actual nacional é suficiente para as necessidades».

Em 18 meses, frisou, esta intervenção já apresenta resultados positivos observados através da avaliação do sucesso terapêutico, que resultou numa redução da mortalidade.

No entanto, é preciso «refinar» o sistema de vigilância e monitorização para detectar o mais cedo possível a doença, defendeu, alertando ainda para os casos de XDR, um subgrupo mais grave da multiresistência, que também tem-se mantido consistente em Portugal.

«Há modelos matemáticos que revelam que o sucesso obtido com determinado tipo de esforço de controlo da doença pode retroceder se o esforço se mantiver igual», frisou.

Fonseca Antunes salientou que há mais de 45 países no mundo que têm registos de XDR, mas na maior parte dos países nem sequer há vigilância, porque requer laboratórios muito especializados.

Para o responsável, a crise financeira que se atravessa «acarreta um risco enorme de catástrofe em relação aos resultados conseguidos, a nível mundial, nas últimas duas décadas» no combate a esta doença.

«Conseguiu-se pela primeira vez diminuir a taxa de incidência e isto vai perder-se, muito provavelmente, se houver cortes de financiamento», sustentou, acrescentando: «Se a situação de alguns países já é deplorável, tende a agravar-se».


Diário Digital / Lusa
16.03.2009

Segunda Mar 16, 2009 12:37 / netxplica.com

• Página 1 de 1


Responder

Últimos Artigos da Ciência Seleccionados

Mais de 20.000 artigos distribuídos por anos de escolaridade e respectivos temas programáticos.

  A lontra gigante que viveu na China há seis milhões de anos
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  O que nos une a uma criatura do mar que existiu há 540 M.a.?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  67% dos corais do Norte da Grande Barreira estão mortos
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Um violento bailado cósmico na origem dos anéis de Saturno
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Debaixo do coração gelado de Plutão há um mar viscoso?
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Girafas sofrem “extinção silenciosa”
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Egipto quer exportar crocodilo-do-nilo para sair da crise
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Sexo, chimpanzés e bonobos
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Cientistas suspendem no tempo desenvolvimento de embriões
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  A ilha de Santa Maria está a erguer-se do fundo do mar
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Dentro de 300 M.a. existirá o super-continente Aurica
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Quando é que as aves começaram a cantar?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  A cauda maravilhosa dum dinossauro que ficou presa em âmbar
11.º Ano GEOLOGIA - II, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

  Subida do nível do mar medida nas dunas de Tróia
12.º Ano GEOLOGIA - II. História da Terra e da Vida

  Por que é que algumas células resistem ao VIH?
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Conservação do Lince ibérico
8.º ANO CIÊNCIAS NATURAIS - 2.2. Protecção e conservação da Natureza

  Mulher deu à luz depois de transplante de tecido do ovário
12.º Ano BIOLOGIA - I. Manipulação da Fertilidade

  O mundo encantado dos cavalos-marinhos tem os seus segredos
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  Confirmado: Ceres tem água congelada
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Confirma-se: a gravidez muda o cérebro das mulheres
12.º Ano BIOLOGIA - I. Reprodução Humana

  Utilização do fracking pode aumentar número sismos
11.º Ano GEOLOGIA - III. Exploração sustentada de recursos geológicos.

  Metástases do cancro da mama começam antes da detecção
12.º Ano BIOLOGIA - II. Património Genético

  Português ajuda a descodificar o genoma dos pangolins
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  Como é que as aves perderam os dentes?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Caixa de ferramentas para editar genes ganhou 2 ferramentas
12.º Ano BIOLOGIA - II. Património Genético

  Toneladas de lixo estão a chegar a um reservatório de água
11.º Ano GEOLOGIA - III. Exploração sustentada de recursos geológicos.

  Novas tendências das alterações climáticas estão para ficar
12.º Ano BIOLOGIA - V. Preservar e Recuperar o Meio Ambiente

  Um rio de ferro corre cada vez mais depressa no interior
10.º Ano GEOLOGIA - III. Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geosfera

  As chitas estão em extinção
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  O que se passou com a bactéria da cólera desde o séc. XIX?
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Parasita que provocou grande fome na Irlanda veio da América
12.º Ano BIOLOGIA - IV. Produção de Alimentos e Sustentabilidade

  Descoberta uma espécie de rã nova para a ciência
11.º Ano BIOLOGIA - IX. Sistemática dos Seres Vivos

  Descoberto um dos primeiros animais do Atlântico primitivo
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Papagaio da Austrália ficou com as asas maiores
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Quanto tempo é que os ovos dos dinossauros levavam a chocar?
11.º Ano GEOLOGIA - II, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

  As borboletas diurnas de Portugal estão em risco
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Livro vermelho dos invertebrados pode avançar até 2018
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Identificadas proteínas envolvidas na infecção do vírus Zika
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Lua formou-se há 4510 milhões de anos
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Certas bactérias aumentam 4 vezes o risco de contrair o VIH
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças


  • C. Nat. 7
  • C. Nat. 8
  • C. Nat. 9
  • BIO 10
  • BIO 11
  • BIO 12
  • GEO 10
  • GEO 11
  • GEO 12


  • LOJA
  • FÓRUM
  • ESCOLA
  • EXPLICACOES ONLINE


  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin
  • © netxplica. luisqueiroga@netxplica.com
  • Powered by: HTML5 UP