Cavalo evoluiu geneticamente em função do seu uso


A domesticação dos cavalos provocou mudanças fisiológicas significativas neste animal, surgidas a partir do uso que os humanos fizeram deles, revela um estudo genético internacional. Os cientistas decodificaram o genoma de antigos cavalos originários da Rússia a partir de ossos fósseis de 16.000 a 43.000 anos de antiguidade, uma era muito anterior à domesticação destes equinos, que remonta há 5.500 anos.

Aves têm nova árvore da vida sustentada na genética



O que faz que uma ave seja uma ave? Quando é que as aves perderam os dentes? Qual a relação entre e o canto das aves e a fala humana? Uma análise genética sem precedentes dos genomas de dezenas de espécies de aves permitiu vislumbrar respostas — e algumas delas são surpreendentes.

Aves e crocodilos têm o mesmo ancestral



Ao comparar os genomas das espécies actuais de aves aos de vertebrados que tinham dentes, os cientistas identificaram mudanças-chave em genes ligados à produção de esmalte e dentina, principais componentes dos dentes. O estudo sugere que cinco genes relacionados com a dentição foram desactivados num ancestral comum das aves num curto período, há cerca de 116 milhões de anos.


Mudanças climáticas dizimam diabos-da-tasmânia

Um animal australiano que actualmente está à beira da extinção.


Menos 421 milhões de aves

As mudanças agrícolas estão a afetar os pássaros na Europa e a diminuir as suas populações.


Fungo mata salamandras

Fungo Batrachochytrium salamandrivorans veio da Ásia para a Europa em 2010, em espécies importadas.


Descobertas duas espécies de lagartixas na Austrália

Um grupo de cientistas descobriu duas novas espécies de lagartixas numa região remota da península de Cape York, a nordeste da Austrália.


Extinção do rinoceronte branco

Cai para seis o número de exemplares da subespécie de rinoceronte branco no mundo.


Extinção em massa?

Estamos a avançar pela era geológica Antropoceno, na qual deverá ocorrer a sexta extinção em massa do planeta. | Relacionado